TRT é contra indicada para pacientes com síndrome metabólica
Uma metanálise, realizada por pesquisadores italianos, objetivou verificar a influência da TRT em diversos aspectos metabólicos em pacientes com síndrome metabólica. Para tanto, 7 estudos foram avaliados (6 estudos randomizados controlados), 576 pacientes com seguimento médio de 48,9 semanas. O resultado demonstrou, para estes pacientes, melhora significativa na circunferência de cintura, glicemia de jejum, níveis de hemoglobina glicada, índice HOMA e triglicerídeos.
Ainda, quando a análise foi restrita a estudos randomizados controlados, houve redução significativa da massa de gordura corporal, sem alteração dos níveis de colesterol total, HDL, pressão arterial ou aumento de peso (IMC).
Por isso, a TRT em pacientes com síndrome metabólica foi eficaz e segura para promoção de melhora de diversos fatores metabólicos desfavoráveis.
TRT aumenta parâmetros de processos inflamatórios
Na verdade, a testosterona está envolvida na regulação de múltiplas vias celulares e moleculares, envolvendo diferentes células imunológicas e fatores bioquímicos, convergindo para a contribuição da redução de processos inflamatórios. Podendo ser, por conseguinte, importante papel adjuvante no tratamento de doenças que causam inflamação como:
– Diabetes Mellitus tipo II
– Doenças cardiovasculares
– Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
– Psoríase
– Artrite Reumatóide
– Doenças Inflamatórias Intestinais
– Lupus Eritematoso Sistêmico
– Esclerose Múltipla
TRT piora sintomas urinários relacionados a próstata
Sabendo que a próstata é um órgão androgênio dependente e o tratamento do hipogonadismo é com a administração de testosterona, pesquisadores japoneses investigaram a influência da TRT em pacientes com sintomas urinários.
Assim, 94 pacientes foram avaliados através de questionários de sinais e sintomas do hipogonadismo, função sexual e sintomas urinários.
Os pacientes com sintomas moderados de a graves, apresentaram melhora significativa no IPSS (International Prostate Symptom Score) e em todos os seus subdomínios.
Portanto, a TRT melhora os sintomas urinários, especialmente em pacientes com sintomas urinários de acometimento moderado e grave.
Deixe um comentário